Sobre o INI

 

O INI é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 2002 e lançada oficialmente em 25 de agosto de 2004. Sua missão é disseminar a cultura do investimento em ações, trabalhando na formação de investidores conscientes, e ser o principal canal de comunicação entre as empresas abertas e os investidores de varejo.

Conta com 23 empresas fundadoras e 6 empresas associadas. Até hoje 7.500 investidores se associaram além de 37.000 cadastrados. Conta ainda com 300 clubes de investimentos, 32 corretoras parceiras e 62 Membros Orientadores (MOs), ou seja, trata-se de uma comunidade com mais de 45 mil indivíduos interessados e envolvidos com o mercado de ações.

Um dos principais diferenciais do INI é a simplicidade de seu método de seleção de empresas de crescimento, que conta com o suporte de um software e de um banco de dados de 300 empresas listadas na Bolsa, com informações de um período de 7 anos. O acesso a essas ferramentas está disponível para os associados no site http://www.ini.org.br. A ferramenta facilita a análise de indicadores como as margens de lucratividade, o lucro por ação, o crescimento das vendas e a relação entre o preço e o lucro por ação da empresa.

A utilização do método INI, visa sempre horizontes de longo prazo, e é especialmente voltado para os fundamentos da empresa, orientando o investidor a não se preocupar muito com as oscilações de curto prazo.

Sua metodologia simples está baseada em cinco princípios:

  • Investir regularmente uma determinada quantia, independentemente das condições do mercado;
  • Reinvestir todos os dividendos recebidos e ganhos de capital, obtidos no mercado;
  • Investir em ações de empresas de crescimento, cujas vendas e lucros estejam aumentando a uma taxa anual superior à do setor em que atua;
  • Diversificar os investimentos em diferentes empresas de diferentes setores.
  • Investir em empresas com bons princípios de governança corporativa, especialmente com relação aos direitos e proteção dos pequenos acionistas.

O INI foi inspirado na National Association of Investors Corporation (NAIC), entidade americana, com mais de 60 anos de atividade, e que conta com milhares de investidores e clubes de investimentos associados.

O INI possui no seu Conselho de Administração, representantes de seus fundadores, que reúne entidades do mercado – Abrasca, Ancor, Andima, BNDES, BM&F Bovespa, Finep, Pr Newswire – e as principais empresas abertas: Banco do Brasil, Bradesco, Copel, Eletrobras, Embraer, Itaú Unibanco Holding, Petrobras, Santander, Souza Cruz, Suzano Papel e Celulose, Oi, Vale e Vivo. Tem ainda como associadas: Braskem, CPFL Energia, CSN, Light, Sulamerica e TAM.

  • Blog do INI

  • junho 2017
    S T Q Q S S D
    « abr    
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    2627282930  

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: