INI Apóia a primeira edição das Olimpíadas Universitárias de Educação Financeira. Veja o Release a seguir.

Posted on setembro 15, 2010. Filed under: Comentários diários |

Olimpíadas Universitárias de Educação Financeira

Edição Santa Catarina

Santa Catarina sediará a primeira edição das Olimpíadas Universitárias de Educação Financeira, o maior evento de educação financeira já feito para o público universitário.

A idéia de reunir estudantes numa olimpíada surgiu de ações didáticas em universidades de todo o país com o jogo de tabuleiro, chamado “Jogo da Bolsa”, que através de simulações ensina de forma simples e prática os principais conceitos da bolsa de valores. Idealizado pela Oficina da Inovação – empresa que também organiza a Olimpíada – o Jogo da Bolsa tem uma legião de fãs e recebeu destaque em veículos de peso como o Valor Econômico, O Globo, Correio Brasiliense, Zero Hora, programas de TV aberta e fechada, entre outros.

A Olimpíada terá início no dia 08 de setembro e término dia 29 de outubro de 2010, dividindo-se em etapas que serão realizadas nas cidades sede Florianópolis (UFSC, UDESC), São José (UNIVALI), Palhoça (UNISUL), Blumenau (FURB), Criciúma (UNESC), Joinville (UNIVILLE) e Itajaí (UNIVALI).

Universitários de qualquer curso ou instituição, com ou sem experiência, poderão participar e terão contato com o envolvente mundo do mercado financeiro através de simulações de compra e venda de ações. Um questionário com perguntas de múltipla escolha sobre economia e finanças ajuda a compor os testes que abordarão temas do cotidiano econômico dos jovens, como uso consciente do dinheiro, do crédito e endividamento.

Cada cidade sede enviará dois classificados para a grande final na capital do estado. Os finalistas concorrerão a R$10 mil reais em prêmios e assinatura de revista especializada. Haverá sorteio de uma viagem com acompanhante para Buenos Aires – Argentina para quem estiver na cerimônia de premiação da olimpíada, finalista ou não, no dia 29 de outubro.

Para participar, basta que o aluno interessado inscreva-se no site da competição:

www.olimpiadasedufinanceira.com.br

Importância da educação financeira para jovens

A porcentagem de jovens em situação de endividamento é crescente. Segundo pesquisa do SPC/SP, 6% do total de inadimplentes na instituição é composta por jovens com até 21 anos de idade. Número semelhante também é encontrado na porcentagem de emissões de cheques sem fundo. Segundo o sistema Telecheque, entre 6% e 8% das emissões sem cobertura de saldo são feitas por jovens entre 18 e 24 anos.

Do outro lado da balança está a cultura da poupança e do investimento, adquirida através da educação financeira, que leva ao que os economistas chamam de “alocação racional dos recursos da economia”, que acontece quando a pessoa deixa de alimentar o ciclo do endividamento para injetar seu dinheiro nas mais variadas opções de investimentos, como a poupança – investindo indiretamente no sistema habitacional -, em fundos de investimentos – que geram liquidez ao sistema financeiro – ou na bolsa de valores, que move a cadeia produtiva ao oferecer crédito para empresas geradoras de divisas e empregos.

  • Blog do INI

  • setembro 2010
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930  

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: