A VIVO, associada fundadora do INI, apresentou seus resultados de 2009 no dia 10/02/2010 antes da abertura do mercado.
Veja a seguir os principais destaques:
Arquivo de origem: http://vivo.mediagroup.com.br/port/download/trimestrais/VIVO_Resultados_4T2009.pdf
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Resultados consolidados quarto trimestre e ano de 2009
10 de fevereiro de 2010 â?? A Vivo Participações S.A. anuncia hoje seus resultados consolidados do quarto trimestre de 2009 (4T09) e do ano de 2009. As informações operacionais e financeiras da Companhia são apresentadas em Reais, conforme a legislação societária. As comparações referem-se ao quarto trimestre de 2008 (4T08), exceto quando indicado de outra forma.
A Vivo encerrou o ano de 2009 mantendo e consolidando sua posição de liderança nas mais diversas dimensões: tem a maior participação de mercado, é a melhor em qualidade de serviços e atendimento e possui a maior cobertura 3G do PaÃs, entre outros pontos de destaque. Dessa forma, a empresa se reafirma como a melhor opção entre todas as operadoras de telefonia celular do PaÃs, proporcionando produtos, serviços e planos diferenciados para que as pessoas se conectem cada vez mais, a qualquer hora, em qualquer lugar.
Destaques
â?¢Â        Lucro lÃquido de R$ 857,5 milhões no acumulado do ano, com crescimento de 120,0% em relação ao obtido em 2008. No 4T09 atingiu R$ 221,6 milhões;
â?¢Â        A Receita LÃquida de Serviços de R$ 3.917,3 milhões neste trimestre representa aumento de 3,4% em relação ao 4T08. No acumulado de 2009 apresenta crescimento de 5,9% em relação a 2008;
â?¢Â        Crescimento sustentado da receita de dados e SVAs, que, na comparação com o 4T08 e 3T09, evoluiu 64,8% e 22,5%, respectivamente, atingindo 16,0% da receita lÃquida de serviços no trimestre;
�        O parque de acesso a planos de dados 3G, por meio de smartphones e placas, cresceu 152% na comparação com o 4T08;
�        Margem EBITDA de 32,7% no trimestre, mantendo-se estável em termos percentuais em relação ao 4T08. O EBITDA atingiu R$ 1.412,3 milhões no trimestre, uma evolução de 1,1% na comparação com o 4T08. No acumulado de 2009 a margem foi de 31,9% com crescimento de 7,2% em relação ao ano anterior;
�        A provisão para devedores duvidosos foi de R$ 40,2 milhões no trimestre, representando 0,7% da receita bruta, uma redução de 32,4% em relação ao 4T08;
â?¢Â        No 4T09, a empresa conquistou 2.897 mil novos acessos, com 37,0% de share de adições lÃquidas. Em relação ao 4T08, o crescimento é de 8,5%. No acumulado do ano, totalizou 6.799 mil novos acessos;
�        Em dezembro, a base da Vivo atingiu 51.744 mil acessos, ampliando seu market share para 29,75%. No pós-pago, o market share foi de 32,2% mantendo a liderança no mercado nacional nesses dois indicadores;
�        O crescimento da base em número de acessos em 2009 foi de 15,1% na comparação com o ano anterior;
â?¢Â        Em dezembro de 2009 a rede 3G já atendia 579 municÃpios, atingindo mais de 60% da população;
�        A operação em GSM/WCDMA atingiu mais de 43,5 milhões de acessos, representando 84,1% do parque total;
�        SAC (custo de aquisição unitário por linha) de R$ 58 no trimestre, uma redução de 21,6% e 24,7% em relação ao 4T08 e 3T09, respectivamente;
â?¢Â        Geração de caixa operacional antes das atividades de investimento e financiamento, obtido pelo â??Fluxo de Caixa Indiretoâ?, totaliza R$ 1.287,8 milhões no trimestre. Após as atividades de investimentos, a geração de caixa foi de R$ 835,8 milhões no trimestre e de R$ 2.545,6 milhões no acumulado do ano;
â?¢Â        Redução de 28,6% no endividamento lÃquido do ano, atingindo R$ 3.786,0 milhões, resultando numa relação DÃvida LÃquida / EBITDA de 0,73. No 4T09 a divida de longo prazo representava 81% do total, 20 pontos percentuais superior ao 4T08.